Suheil está em temporada no leste europeu - Acompanhe através das redes sociais Facebook e Instagram

Suheil

Laialy Suheil
(ordem cronológica)

Audrey Baltag Pimenta, é Designer (Escola Panamericana de Artes), Arquiteta e Urbanista (Faculdade de Belas Artes de SP) com cursos de especialização (USP). Estudou também espeleologia, egiptologia, o trabalho com arquétipos, astrologia, cristais, cromo e aroma terapias, chakras e rituais sagrados.

É professora de dança e bailarina profissional há quase 30 anos. Como reconhecimento de seu trabalho como bailarina, foi batizada em 1987 com o nome de Laialy Suheil,  pela mestra Shahrazad, precursora da dança do ventre no Brasil e sua primeira professora.



Suheil foi formada bailarina pelas mãos de grandes mestres como Ismael Guiser, Victor Aukstin (Maria Olenewa), Décio e Márika (Ballet Stagium), Jane Blauth (Municipal do Rio de Janeiro), Marcus Verzanni (Ballet da Cidade de São Paulo), Viviane Benevento, Ruslam, Beth Brown, Ivaldo Bertazzo, Klaus Viana, Luiza Gentile, entre outros.



Como bailarina clássica, dançou em companhias nacionais (Balé Maria Olenewa, Balé Nacional do Brasil) e internacionais (Ballet Nacional de Cuba). Também fazem parte de sua formação como bailarina, o ballet moderno, jazz, sapateado americano, street dance, flamenco, afro, alongamento, consciência corporal e danças sagradas. Também estudou piano.

Uma das pioneiras nesta arte, lecionou na própria Escola Shahrazad em 1987.
Primeira bailarina a levar a Dança do Ventre para o Festival de Dança de Joinville, um dos maiores festivais de Dança do mundo, em 1989. Professora pioneira também em Alphaville (1992) , Litoral de SP e Vale do Paraíba (1998).

Esteve nos países: França, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Romenia, Hungria, Austria, Rep. Tcheca, Bulgaria, Israel, Egito, India, Nepal, Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Peru, Rep.Dominicana e Argentina.



Possui larga experiência de palco por suas apresentações ao longo dos úlimos 30 anos nos mais diversos  eventos e também pela realização de festas e casamentos das colônias árabe e libanesa.

Efetuou gravações na Rede Globo de Televisão, Manchete (extinta), Cultura, Band e diversas outras tvs a cabo. 



Apresentou-se com músicos árabes e de world music em diversos shows, entre eles o cantor Tony Mouzayek e o conjunto Oriente (“O Clone”), Mohamed Azra, Arfan e Laura Finochiaro entre outros...

Possui experiência como empresária, tendo coordenado sua própria escola de dança, a “Oficina de Dança Suheil” (escola de dança especializada em dança do ventre e folclore do Oriente Médio) e o espaço para eventos “Casa da Dança do Ventre”.

Como professora, ministrou aulas regulares, workshops e cursos especiais em São Paulo, Alphaville, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, Rio Claro, Americana, Campinas, Sorocaba, Matão, São Carlos, Taubaté, Limeira, Guaratinguetá, Guararapes, São Jose dos Campos (SP) - Rio de Janeiro, Paraty, Búzios, Nova Friburgo, Barra de São Jose,  (RJ) - Aracajú, Aruá (SE) -  Florianópolis (SC) - Praia de Pipa, Natal (RN), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Teresina (PI) entre outras.

Utilizando sua vocação como bailarina, já realizou diversas ações de responsabilidade social em alguns estados brasileiros apresentando-se em campanhas sociais e beneficentes como Campanhas pela Saúde, pela Paz e Feiras das Nações. Socialmente, já dançou para os cônsules do Líbano e da Síria e diversas personalidades políticas.

A bailarina Suheil, como coreógrafa e diretora artística, soma mais de 34 troféus em Festivais Nacionais e Internacionais de Dança.

 Também coreografou montagens teatrais e musicais para órgãos públicos, entre eles o DETRAN.

Estudou com grandes estrelas do Brasil e de diversas partes do mundo:
Shahrazad e Lulu Sabongi do Brasil - Suhaila Salimpur, Tamalyn Dalal, Jillina, Mesmera, Fathiem, Sahra Saeda, Kaeshi e Sharon Kihara dos EUA - Delilah do Canadá – Ahmet Luleci da Turquia – Amir Thaleb, Romina Maluf, Saida, Yael e Samir Abut da Argentina – Samara da Espanha - Haquia Hassan, Randa Kamel, Farida Fahmi, Yousry Sharif, Mohamed Shahin, Momo Kadus, Tito Seif, Khaled Seif e Gamal Seif do Egito – Gaby Shiba do Líbano e com os músicos Issam e Ozzy (Líbano-EUA) entre outros.

Considerada referência em danças orientais, já recebeu convite para a gravação de vídeos no exterior, além de conceder entrevistas a importantes veículos de comunicação. É ainda, pesquisadora de bailarinas da antiguidade e estudiosa de estrelas orientais.




Internacionalmente, lecionou no “Hollywood Dance Center” e em Los Angeles, apresentou workshop para profissionais americanas buscando um pouco de seu “hot style” (Anisa’s School of Dance, CA).

 Conquistou com uma série de workshops as bailarinas Portuguesas e também  fez grande sucesso com seu trabalho em Lima, no Peru.

Cursou na University of Riverside, California, “The 8 zones of Egypt” (as 8 zonas do egito) e em Costa Mesa, California, “Egiptian Orientale” & “Folklore Series”. 
Dançou como convidada na “Ya Amar! Middle Eastern Dance Co.”, companhia de danças folclóricas do Oriente Médio, dirigida por Sahra Saeeda (EUA).

 Em Granada, na Espanha, estudou em seu berço as origens da Zambra.

Primeira e única brasileira qualificada pelo juri no “Bellydance Superstars” (Search 2004) uma das companhias de dança de maior destaque mundial (idealizado por Miles Copeland - Los Angeles, EUA).



É Pioneira nas aulas de “Aerobic BellyDance” (2004).



Pesquisadora e estudiosa da ramificacão terapêutica da dança através do uso dos arquetipos das Deusas e das metodolgias orientais de meditação e energização.

Participou no “Serpentário” com trabalho de adestramento e humanização de serpentes, para apresentações e palestras para as crianças.

Suheil é também capa do CD com as Melhores músicas de Tony Mouzayek (o maior cantor árabe do Brasil, trilha sonora da novella “O Clone”), com músicas selecionadas dos shows da bailarina em diversos estilos e encarte didático especialmente escrito por ela.

Lançou o dvd " Coreografia Pop”, que em 2007 recebeu o sêlo “Marca de Excelência”. Idealizou e produziu o dvd duplo “Trajetória”, com 24 shows reunidos de 1999 a 2006.

Locutora e Apresentadora formada pelo curso de formação e especialização em Radialismo.

Foi apresentadora e responsável pelo primeiro bloco de dança do ventre da tv brasileira e sul americana, “A Arte da Dança do Ventre” no programa “Simplesmente Mulher” , pela Tv Caju canal 47. Concebeu e  produziuo o DVD duplo que reune episódios do programa.

Criadora, produtora e editora da coleção de dvds “A Arte da Dança do Ventre – Lição de Casa”, atualmente com 07 volumes.

Em 2010 foi vencedora no "Bellydance Evolution" - novo grupo da bailarina internacional Jillina - apresentando-se no show em Nova Iorque ao lado de personalidades como Sharon Kihara, Kaeshi, as Bellyqueens e a própria Jillina entre outras. Também dançou na casa de shows  "JeBom" em Greenwich Village.

Suheil está entre as raras brasileiras convidadas a se apresentarem nas noites de gala do maior festival do mundo de danças do gênero, o EIDA, idealizado por Amir Thaleb, na Argentina. (2010 e 2011)

Em 2011 Suheil passou a integrar o corpo de professoras da escola de dança do ramo mais conceituada no país, a Shangrila House de Lulu Brasil.

Jurada oficial da empresa RV Promoções, atua em festivais pot todo o país, inclusive nas modalidades de balé clássico, moderno, contemporâneo, jazz e danças livres.

Coreógrafa responsável pelo "Suheil Dance Co." (cia profissional de dança oriental) e pela "Suheil Dance Troupe" (grupo amador).

Em 2012 o lançamento de sua obra "Glossário da dança do ventre - A nomenclatura técnica para esta arte milenar" (e-book e posteriormente livro impresso pela editora Kaledoscópio) foi considerada um marco que revolucionou o setor da dança oriental. Neste ano também foi convidada para ser capa da edição 11 da revista Shimmie, maior mídia do setor no Brasil.

Também como convidada, gravou em 2013 o dvd "Trabalho de pernas na dança oriental" para a coleção Ventreoteca.

Em 2014 abriu seu próprio restaurante, o Kebab do Drácula, dirigindo a equipe de bailarinas e os shows no local, entitulados "Noites Orientais".

Em 2016 fez sua primeira temporada no leste europeu, ministrando cursos intensivos e workshops em Constança e Bucareste na Romenia e também em Varna, na Bulgária. Efetuou diversos shows e foi júri do festival Orient Fest Black Sea. Em 5 meses de temporada, foi convidada para participar de 06 programas de televisão e também para o show de abertura do festival de música dirigido pelo famoso cantor europeu Mihai Traistariu.

Atualmente Suheil divide seu tempo entre o Brasil e o leste europeu, tendo como sua base a Romenia, atuando também nos paises vizinhos. Suheil leciona cursos regulares na escola Joy to Dance, em Constança e também workshops em outras cidades e escolas. Participa de diversos programas de tv e eventos relacionados a dança.

Criadora do "Método Acadêmico" para dança do ventre (desde 1999) seu sistema de ensino vem sendo utilizado por diversas bailarinas profissionais e professoras credenciadas em diversas cidades brasileiras. Suheil é responsável pela formação de mais de uma centena de bailarinas  nos últimos 18 anos. Também é proprietária do "Selo Suheil de Reconhecimento na Dança", selo de qualidade que reconhece e insere novos talentos no mercado brasileiro da dança.

 

Suheil, promove como profissional experiente de dança:

• shows & workshops ;

• cursos de aperfeiçoamento técnico e atualização para profissionais ;

• curso de Formação Profissional para Bailarinas de Dança do Ventre ;

• curso de Formação Profissional para Professoras de Dança do Ventre ;

• coreografias para grupos ou solistas, amadoras e profissionais ;

• palestras sobre história e origem da dança, ética profissional e outras ;

• projetos especiais de auxílio nos trabalhos terapêuticos

• juri de dança em festivais 

 

Com sua  didática diferenciada e exclusiva, Suheil proporciona com qualidade o estudo de todas as modalidades de Dança do Ventre e folclore do Oriente Médio.

Seu estilo único e carismático, recria a Arte da Dança do Ventre, de forma leve, divertida e moderna, com uma criatividade inigualável.

 

  


  


Clique aqui e veja quais foram os mestres da Suheil.