Método Acadêmico

Um método reconhecidamente eficaz para o ensino e aprendizado da arte da dança do ventre.
Responsável por transformar a vida de centenas de mulheres, pelo Brasil e exterior, que antes não acreditavam serem capazes de dançar.
Facilitador para a formação de professoras de dança neste setor.

900 +

Alunas formadas

Desde sua criação, mais de mil alunas pelo Brasil e exterior, já estudaram pelo Método Acadêmico

0

Anos de método

O Método Acadêmico desenvolvido pela mestra Suheil surgiu em 1999. Em constante atualização, continua formando bailarinas e inspirando diversos métodos que surgiram depois.

0

Níveis técnicos

A divisão é feita de acordo com o nível de conhecimento técnico da aluna

20 +

Professoras Certificadas

O Método Acadêmico tem diversas professoras espalhadas pelo Brasil, e também em outros paises, que fazem uso deste sistema de ensino.

Método Acadêmico Suheil

Sobre o método

O curso proporciona para a aluna o conhecimento atualizado não apenas da dança tradicional, mas também dos passos contemporâneos e fusionados, o uso de acessórios (véus, bastão, taças, daff, snujs, espada, candelabro, …), as danças folclóricas (Baladi, Khaleege, Saidi, Hagala, Gawazee, …), aperfeiçoamento e manutenção profissional.

– Princípios da Dança do Ventre
Histórico, cultura do Oriente médio, conhecimento geral, folclore oriental, ética da bailarina, a face mística e o conceito terapêutico.

– Preparação física
Alongamento, flexibilidade, correção postural, desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, fortalecimento muscular e cardo respiratório.

– Técnica
Movimentos da dança tradicional, contemporânea, fusões e uso de acessórios. Movimentação de braços, mãos e pescoço. Movimentos de quadril. Tremidos. Movimentos ondulatórios. Movimentos de tronco. Contrações abdominais e pélvicas. Giros. Deslocamentos espaciais. Movimentos de solo. Movimento de pernas. Passos folclóricos. Movimentos históricos da dança oriental.

– Musicalidade e ritmo
Teoria musical básica. Ritmos na dança oriental: reconhecer e interpretar. Principais instrumentos. Musicalidade e a conexão com o corpo. Desenvolvimento das habilidades para improvisação e/ou para coreografar sua dança. Escolha de repertório musical.

– Expressão e Interpretação
Entradas e saídas de cena. Posicionamento e postura cênica. Trabalho de palco, de entretenimento e de “harém”. Expressão corporal e facial. Pantomima. Técnicas de interpretação. Como se vestir, se produzir, se maquiar e se preparar para uma apresentação pública.

 

*Se você é profissional e deseja ter acesso ao conteúdo completo do curso – ano a ano com todas as técnicas, ritmos, folclores, conteúdo didático, etc., … – entre em contato conosco.

método

Seja voce também uma bailarina de sucesso através do Método Acadêmico

O que esperar de
cada nível?

A divisão é feita em 5 turmas distintas: Iniciante, Intermediário 1, Intermediário 2, Semi avançado e Avançado, de acordo com o nível de conhecimento técnico da aluna cursante.

01

Iniciante

Descobrindo seu próprio corpo; postura, encaixes, eixos, bases, respiração. Alongamento e flexibilidade. Os passos tradicionais da dança do ventre. Introdução aos ritmos básicos. Desenvolvendo a curiosidade cultural.
Ao final deste nível, com uma nova postura corporal, a aluna está apta a dançar de forma simples e elegante.

02

Intermediário I

Trazendo delicadeza e leveza aos movimentos. Consciência sobre o próprio corpo e movimentos. Alongamento e flexibilidade. Desenvolvimento de novas técnicas de quadril. Combinações, deslocamentos. Uso do véu. Estudo de ritmos e leitura musical. Influências folclóricas básicas.

03

Intermediário II

A magia do dançar. Agilidade e precisão técnica. Alongamento e flexibilidade. Desenvolvimento de técnicas corporais. Domínio de acessórios. Estudo avançado de ritmos. Aprofundamento cultural.

04

Semi Avançado

A dança fluída. Estudando estilos famosos e influências culturais refletidas na dança. Técnicas avançadas de quadril. Ritmos complexos. Acessórios de equilíbrio.

05

Avançado

Respeito a arte. O eterno praticar. A manutenção. A atualização.

Acomapanhe as novidades

Me siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre o Método Acadêmico Suheil

Perguntas frequêntes

Quando surgiu?

Em 1999 a primeira turma do Método Acadêmico foi oficialmente colocada em prática, após 10 anos de desenvolvimento. Um trabalho pioneiro no setor, mas que segue em constante atualização, crescendo e se moldando aos dias atuais, sem perder sua essência atemporal.

Para quem é?

Para todos que querem aprender a arte da dança do ventre, sem restrição de idade, orientação sexual, credo ou etnia.

Para bailarinas que desejam aprimorar os seus estudos e/ou se tornarem professoras de d

Como funciona?

O Método Acadêmico pode ser aplicado das seguintes formas:

 

Curso regular com professoras autorizadas: Curso presencial. Você pode começar do zero ou, se já dança, escolher a turma com o nível técnico correspondente ao seu. Encontre uma professora autorizada perto de você e comece hoje mesmo!

 

Curso de formação de bailarinas: Curso presencial e/ou online, diretamente com a mestra Suheil. Em formato reduzido (5 anos em 1), este curso é voltado para quem já dança e quer se aperfeiçoar, revendo e aprimorando seus conceitos técnicos e artísticos sob a perspectiva desta proposta.

 

Curso de formação de professoras: Curso presencial e/ou online, diretamente com a mestra Suheil. Aqui, o intuito é capacitar professoras através desta metodologia, permitindo tornarem-se profissionais do ensino da dança com embasamento, qualidade e a segurança de um suporte por quem já formou centenas de profissionais.

 

Dança com qualidade, suporte e segurança.

Como é a divisão dos grupos de aula?

A divisão é feita em 5 turmas distintas: Iniciante, Intermediário 1, Intermediário 2, Semi avançado e Avançado, de acordo com o nível de conhecimento técnico da aluna cursante

Quando eu mudo de grupo?

Cada turma tem, em média, 1 ano de curso. Porém, devemos estar atentas que cada corpo é único e carrega seu próprio histórico. Temos também os fatores disciplina e treinamento, que tornam a sua evolução como bailarina em algo pessoal, podendo diminuir ou aumentar este tempo.

Quanto tempo dura o curso?

O curso regular tem duração de 5 anos. Depois deste período a aluna pode continuar estudando com os cursos de aperfeiçoamento e de formação de professoras.

Quer saber mais?

Confira os links abaixo com alguns artigos a respeito do Método Acadêmico no antigo Blog da bailarina.

 

O surgimento de um Método Acadêmico para Dança do Ventre
http://bailarinasuheil.blogspot.com/2009/02/metodo-academico-suheil-danca-do-ventre_17.html

A estrutura de uma aula pelo Metodo Academico:
http://bailarinasuheil.blogspot.com/2009/09/estrutura-de-uma-aula-academica-para.html

Sobre os Selos rosa e dourado do Método Acadêmico
http://bailarinasuheil.blogspot.com/2012/08/crescendo-oba-e-organizando.html

Página do Método Acadêmico no Facebook
https://www.facebook.com/metodoacademico/